História da cidade de Serrinha dos Pintos

Brasão da cidade de Serrinha dos PintosNesta página, você serriense dos pintos ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Serrinha dos Pintos Rio Grande do Norte - RN Histórico Nos últimos anos do século XVIII, o Tenente-Coronel Agostinho de Queiroz, posseiro da região, decidiu estabelecer moradia na localidade vizinha da Serra de Martins, iniciando o povoamento da área. O povoamento recebeu o nome de Serrinha dos Pintos, uma referência comparativa entre a serra de menor porte onde está a localidade e a grande Serra de Martins, situada nas proximidades e ao colonizador pioneiro e desbravador, Agostinho Pinto. Com crescimento extremamente lento e a economia sempre voltada para a agricultura, o povoado só veio mesmo a surgir a partir da construção da Capela de Nossa Senhora de Salete, em 1942, pelo padre Valentim, quando as primeiras residências foram construídas ao seu redor. Em 1985, o povoado de Serrinha dos Pintos recebeu o título de Distrito Administrativo e em 30 de outubro de 1993, através da Lei nº 6.492, desmembrado de Martins, passou à categoria de município do Rio Grande do Norte. Gentílico: serrinhense dos pintos Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Serrinha dos Pintos ex-povoado, pela lei estadual nº 5340, de 27-12-1984. subordinado ao município ao município de Martins Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o distrito de Serrinha dos Pintos, figura no município de Martins. Elevado à categoria de município com a denominação de Serrinha dos Pintos pela lei estadual nº 6492, de 30-10-1993, desmembrado do município de Martins. Sede no atual distrito de Serrinha dos Pintos ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalada em 01-01-1997. Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

IBGE