História da cidade de Viçosa

Brasão da cidade de ViçosaNesta página, você viçosense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Viçosa Rio Grande do Norte - RN Histórico Nos idos de 1841, teve início a colonização de uma região, situada às margens do riacho Forquilha, mais precisamente numa fazenda de criação de gado. Porém, só no início do século XX é que o povoamento de Viçosa começou a firmar-se. As terras próximas do Serrote da Forquilha foram ocupadas com a chegada de famílias de agricultores que vinham de diversas partes da Região Oeste. Segundo historiadores, o nome Viçosa teria sido dado pelo português Miguel Caldas Caldeira de Pina Castelo Branco, que ao subir a serra ficou maravilhado com a beleza do vale e falou: 'Outra Viçosa', isto por já existir em Portugal a vila Viçosa, antiga residência dos Duques de Bragança. O crescimento de Viçosa aconteceu de forma muito lenta, através da atividade econômica agrícola. Sua autonomia política deu-se no dia 28 de dezembro de 1963, por força da Lei nº 3.045, desmembrando-se de Portalegre e tornando-se um novo município potiguar. Gentílico: viçosense Formação Administrativa Elevado à categoria de município com a denominação de Viçosa, pela lei estadual nº 3045, de 28-12-1963, desmembrado de São Miguel. Sede no atual distrito de Viçosa. Constituído do distrito sede. Instalado em 09-01-1964. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

IBGE