História da cidade de Lucrécia

Brasão da cidade de LucréciaNesta página, você lucreciano ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Lucrécia Rio Grande do Norte - RN Histórico DESMEMBRADO do município de Marins, as terras pertenciam, em direito de posse, a uma mulher de cor, ?Negra Lucrécia?, ali residente, com pequena lavoura de que vivia. Passavam nas proximidades, o rio Mineiro e o riacho Pé de Serra, que foram represados formando um açude de dimensões razoáveis, entregue à serventia pública, em 1939. A construção ocupou, por vezes, 2.500 trabalhadores, fazendo com que a povoação surgisse naturalmente, onde existia apenas, o riacho da velha Lucrecia. Logo foi organizada a feira, plantios de apoio aos habitantes, necessidade de melhores habitações, e, como é lógico, a influência comercial. Ergueram a capela, galpão para Mercado, a luz elétrica, casas de tijolo e telha, lojas e armazéns. Gentílico: lucreciano Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Lucrécia, pela lei estadual nº 2791, de 11-05-1962, subordinado ao município de Martins. Elevado á categoria de município com a denominação de Lucrécia, pela lei estadual nº 3040, de 27-12-1963, desmembrado de Martins. Sede no atual distrito de Lucrécia. Constituído do distrito sede. Instalado em, 20-02-1964. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

IBGE