História da cidade de Antônio Martins

Brasão da cidade de Antônio MartinsNesta página, você antônio-martinense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O início do povoamento data do final do século XIX, com o nome de Boa Esperança, teve como incentivador Justino Ferreira de Souza, que ergueu a primeira morada, o cemitério e iniciou a construção da capela de Santo Antônio. A região progrediu, ampliando-se o número de residências e em 1943, passou a ser chamada de Demétrio Lemos, em homenagem ao coronel Demétrio do Rego Lemos, natural de Martins, que entre outras benfeitorias, construiu com seus próprios recursos a rodovia 13 de Maio com extensão de 6 km. Quando da criação do município, teve o nome alterado para Antônio Martins em homenagem ao médico e político local que, como deputado, defendeu vários projetos para a zona oeste do estado.

CASCUDO, Luís da Câmara. Nomes da terra: história, geografia e toponímia do Rio Grande do Norte. Natal: Fundação José Augusto, 1968. p. 158-159.