História da cidade de São José do Mantimento

Brasão da cidade de São José do MantimentoNesta página, você mantimentense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

São José do Mantimento Minas Gerais - MG Histórico São José do Mantimento foi colonizado por famílias alemãs que vieram na primeira imigração para o Brasil, em 1824, a convite de Dom Pedro II. As famílias que se instalaram na localidade foram: Berbert, Sperbet, Kaiser, Louback. O município iniciou-se nas terras doadas por João Felisberto Lopes. A doação envolveu alguns litros de terras, vindo daí a primeira denominação do lugar: Meia Quarta. O povoado que ali cresceu pertencia a Manhumirim e, mais tarde, tornou-se distrito de Lajinha. Foi emancipado, em 1962. A denominação da cidade deve-se ao seu padroeiro, São José, e ao ribeirão Mantimento, que banha o lugar Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de São José do Mantimento (ex-povoado), pela lei nº 1039, de 12-12-1953, com terras desmembradas do distrito de Chalé, subordinado ao município de Lajinha. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de São José do Mantimento figura no município de Lajinha. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Elevado à categoria de município com a denominação de São José do Mantimento, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Lajinha. Sede no antigo distrito de São José do Mantimento. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963. Em divisão territorial datada de 31-XX-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.