História da cidade de Ipanema

Brasão da cidade de IpanemaNesta página, você ipanemense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Histórico do Município de Ipanema O atual município de Ipanema, primitivamente, foi habitado pelos aborígines aimorés. Narra a tradição local que a primeira pessoa a alcançar esta região foi José Pedro de Alcântara que deixou gravado em figueira às margens do rio, que passa próximo à cidade, cujo nome é Rio José Pedro em sua homenagem, a inscrição: ? ATÉ AQUI CHEGOU JOSÉ PEDRO?. Já a outra versão, afirma que o primeiro forasteiro a tocar no território ipanemense foi o desertor da Guarda Nacional, Manoel Francisco de Paula Cunha, foragido da Guerra de Santa Luzia. Mencionam-se entre os primeiros povoadores de Ipanema: Antônio José da Costa, Bernardes Leão, Francisco de Assis Rodrigues e mais as famílias Rodrigues, Medeiros, Pereira e Dias de Carvalho. Estes fatos ocorreram no período de 1840 e 1851. Ipanema, inicialmente, chamou-se povoado do Rio José Pedro, em homenagem, ao aventureiro José Pedro de Alcântara. Em 1872 Pe. Maximiano João da Cruz, Vigário de Vermelho, celebrou a primeira missa ao então povoado, em 1873 iniciou-se a construção da primeira capela. O Povoado do Rio José Pedro desenvolveu relativamente, baseado na agropecuária. Pela lei nº. 2.657, promulgada pela Assembléia da Província de Minas Gerais, em 04/11/1880, foi criada a Freguesia (Paróquia) de Santo Antônio do Rio José Pedro, pertencente ao Município de São Lourenço de Manhuaçu. Passou a pertencer ao Município de Caratinga, com a criação deste, pelo Decreto nº. 16, de 16/02/1890. Após um ano, voltou a fazer parte de Manhuaçu. O então distrito foi elevado a município com o nome de Rio José Pedro, composto dos seguintes distritos: Rio José Pedro (sede), São Sebastião do Ocidente (Ocidente, Município de Mutum), Barra do Manhuaçu (atual Aimorés), São José da Ponte Nova (atual Taparuba), Pocrane e São Manoel do Mutum (Mutum). A instalação do Município só ocorreu em 07/09/1912. Em 1923, Rio José Pedro passa a chamar José Pedro e em 1928, recebe o nome de Ipanema; com o passar dos anos, foi perdendo seus distritos. O nome Ipanema é de origem aborígine e significa ?Água ruim, imprestável, rio sem peixe ou ruim de pesca?.

Prefeitura Municipal de Ipanema