História da cidade de Conceição de Ipanema

Brasão da cidade de Conceição de IpanemaNesta página, você ipanemense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

História A região foi primeiramente habitada por índios aimorés. O primeiro branco a chegar naquelas terras foi José Pedro de Alcântara, seguido por Manoel Francisco de Paula Cunha, desertor da Guarda Nacional, fugitivo da Guerra de Santa Luzia, em 1842. O povoado teve seu início na fazenda de Francisco Inácio Fernandes Leão, em 1850. Naquele ano, o fazendeiro mandou construir em sua propriedade uma capela em honra de Nossa Senhora da Conceição. O povoado de Conceição, no município de Ipanema, cresceu, tornando-se distrito em 1948, com a denominação de Conceição de Ipanema. O distrito foi elevado a município em 1953. O rio José Pedro, que nasce na vertente do Caparaó e desagua no rio Doce, corta o município ao meio, formando cinco praias e quatro cachoeiras, pontos de lazer para a população.

Secretaria da Agricultura