História da cidade de Orizona

Brasão da cidade de OrizonaNesta página, você orizonense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Antiga Capela dos Correias, depois Campo Formoso e posteriormente Orizona, edificada à margem direita do Ribeirão Santa Bárbara, afluente do Rio Corumbá, foi fundada por Joaquim Fernandes de Castro e José Pereira Cardoso que, em 1850, deram começo aos trabalhos de construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade. De Minas Gerais vieram agricultores entre 1840 e 1850, começando, assim, o povoamento. Destaca-se nesse movimento fundador, o cidadão Fulgêncio de Souza França. Edificada a capela, formou-se o povoado pertencente ao município de Santa Cruz (hoje Santa Cruz de Goiás). Em 1890, foi o povoado erigido em distrito com a denominação de Capela dos Correias. O topônimo Orizona, termo de origem latina, Oriza = Arroz + Zona = Região ?Zona do Arroz? foi dado pois na época o município era um dos grandes produtores de arroz do estado.

Orizona (GO). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://www.orizona.go.gov.br/dados-gerais-de-orizona. Acesso em: abr. 2017.