História da cidade de Pires do Rio

Brasão da cidade de Pires do RioNesta página, você piresino ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A cidade nasceu com a construção do entroncamento ferroviário que ligou a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) ao porto de Santos/SP. A ferrovia então passaria pela fazenda do Coronel Lino Teixeira de Sampaio. O local já era um ponto de pouso de tropeiros e recebia convidados ilustres do Rio de Janeiro e São Paulo, quando estes vinham à região. Com o surgimento do município, famílias de Santa Cruz, Orizona (antigo Campo Formoso) e outros locais se instalaram no local. O topônimo é em homenagem ao Ministro de Viação e Obras Públicas do Governo Epitácio Pessoa, Dr. José Pires do Rio, pois este último visitou as obras de construção da ferrovia.

Pires do Rio (GO). Câmara Municipal. Disponível em: http://www.piresdorio.go.leg.br/institucional/historia. Acesso em: maio. 2017.