História da cidade de Cristianópolis

Brasão da cidade de CristianópolisNesta página, você cristianopolino ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Santa Cruz de Goiás, cidade centenária a 30 Km de Cristianópolis, no início do século XX, foi o palco do acontecimento que é considerado o início do surgimento de Cristianópolis. Cidade eminentemente católica, Santa Cruz, recebe missionários da fé protestante, entre eles Ricardo José do Valle, começando neste momento a evidenciar-se o conflito ideológico que coloca em combate um dos valores mais cotidianos existentes na sociedade brasileira da época: a religião. Os protestantes em suas missões alcançam a fazenda de José Pereira Faustino, que adere à crença, junto a outros vizinhos e parentes. Sabendo-se que na cidade vizinha havia uma comunidade em fase de consolidação no protestantismo, inicia-se um processo de estreitamento de relações entre o fazendeiro e a comunidade protestante de Santa Cruz. Percebendo as dificuldades desta comunidade na cidade, José Pereira Faustino doa, em 1906, à Igreja Cristã Evangélica quatro alqueires de terra, próximo a um córrego chamado Gameleirinha, no município de Santa Cruz. Neste sítio inicia-se a povoação de Cristianópolis, chamado naquele momento de Vila Gameleira. A denominação de Cristianópolis aconteceu em 1927, a pedido do senador Alfredo Teixeira, denominação dada devido à maioria de seus habitantes serem evangélicos.

Cristianópolis (GO). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://www.cristianopolis.go.gov.br/cristianopolis/historia.html. Acesso em: maio 2017.