História da cidade de Nova Veneza

Brasão da cidade de Nova VenezaNesta página, você nova-venezino ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A povoação teve início em 1924, com a vinda dos irmãos João, Cesário e Joaquim Stival, italianos de Veneza, que adquiriram a fazenda de Manoel Ivo, por dez contos de réis, doando 4,5 alqueires para a formação do patrimônio. Nas imediações da fazenda, já viviam as famílias Loures, Sousa, Alves, Santos, Ferreira, Vargas, Peixoto, Constantino, Faquim. Bosco e Bisnoto que, com o fundador, constituíram os primeiros habitantes. O início do traçado urbano foi assinalado pela construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora do Carmo, cumprindo promessa de João Stival, seguindo-se outras construções. A povoação tornou-se conhecida, inicialmente, como ?Colônia dos Italianos?. Passando a denominar-se, posteriormente, Nova Veneza, em reverência à terra natal de seus fundadores.

Nova Veneza (GO). Câmara Municipal. 2017. Disponível em: http://www.novaveneza.go.leg.br/cidade. Acesso em: abr. 2017.