História da cidade de Nerópolis

Brasão da cidade de NerópolisNesta página, você neropolino ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A região foi desmembrada do município de Pirenópolis, em 1892, passando a pertencer a Santana das Antas (atual Anápolis). Em 1894, Joaquim Taveira, estabeleceu-se com sua família nas proximidades do Ribeirão Capivara, com um acampamento, passando da derrubada das matas para o cultivo de produtos agrícolas. Para a colonização do lugar, contou com o apoio de famílias que o acompanharam. O lugarejo nascente ficou conhecido como Matinha dos Taveiras. Em 1898, por sugestão de Fulgêncio Taveira, filho do fundador, o topônimo foi mudado para Campo Alegre, coerente aspecto da região após o devastamento da floresta. Em 1904, o povoado passou à condição de Vila. Extinta em 1913, foi restabelecida em 1918, com a denominação de Cerrado, topônimo alterado, em 1930, para Nerópolis em homenagem ao senador Nero Macedo.

Fonte: Nerópolis (GO). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://www.neropolis.go.gov.br/sobre-o-municipio/historia-de-neropolis/. Acesso em: abr. 2017.