História da cidade de Pontão

Brasão da cidade de PontãoNesta página, você pontanense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Teve sua origem na divisa de duas propriedades: Cedro, do Coronel Barroso e Sarandi, de propriedade do Cap. João Vergueiro. Em 1894, Pontão era um povoado situado na ponta da fazenda Sarandi, daí seu nome, que em 1906 foi vendida a José Lapido, Luís Mourino e Júlio de Mailhos, uruguaios. Pontão era o antigo caminho por onde passavam tropeiros com destino a Sorocaba-SP, com grandes tropas de muares. Esse fato fez com que surgisse hospedarias e o povoado começou a crescer. O nome do município é originário de uma Ponta de Mato que avança sobre o campo, ponto de passagem e acampamento dos antigos tropeiros de mula.

Confederação Nacional de Municípios. 2011. Disponível em: http://www.cnm.org.br. Acesso em: maio 2011.