História da cidade de Mariana Pimentel

Brasão da cidade de Mariana PimentelNesta página, você marianense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Na segunda metade do século XIX, reabriam-se as correntes migratórias na província do Rio Grande de São Pedro, com o objetivo de intensificar o povoamento e colonização do interior. Boletins motivando a população a se transferir para as exuberantes terras brasileiras eram publicados nos jornais europeus. Na região norte da Serra do Erval, onde hoje está a sede do município de Mariana Pi­mentel, o governo provincial fundou uma colônia para a fixação de imigrantes. Além dos polone­ses, também imigraram, a partir de 1874, colonos italianos e alemães, que foram abrindo pica­das em direção ao sul e começaram a cultivar grãos. O idioma diferente, a falta de alimentos e os perigos da selva foram as principais difi­culdades que encontraram. Ao chegarem à região, situada em um pequeno vale e circundada por morros e encostas, os imigrantes foram alojados em um grande galpão, e ali permaneceram até a demarcação dos lotes coloniais, encerrada em outubro de 1888.

MARIANA PIMENTEL (RS). Prefeitura. Disponível em: http://www.marianapimentel.rs.gov.br/63/DadosMunicipais/Historia/. Acesso em: 15 jul. 2017.