História da cidade de Barra do Ribeiro

Brasão da cidade de Barra do RibeiroNesta página, você barrense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O início do povoamento da região data de 1800, com a chegada dos imigrantes açoria­nos. Em 1874, reiniciava-se no Rio Grande do Sul a corrente migratória, que viria a criar em diver­sas localidades do meio rural colônias de poloneses, alemães e italianos. Esses grupos, além dos portugueses, tiveram grande influência na formação étnica da população do atual municí­pio de Barra do Ribeiro. O município teve origem na charqueada de Antônio Alves Guimarães, instalada na sesmaria que lhe fora concedida por dom Luís de Vasconcelos e Souza, em 1780. Sua deno­minação de Charqueada foi substituída pela de Barra, mais tarde para Barra do Ribeiro, devi­do à sua localização geográfica no encontro do Arroio Ribeiro com o Rio Guaíba. O arroio cor­ta todo o município de sudeste a nordeste, da zona rural à urbana, desembocando no Guaíba. É bastante utilizado como atracadouro de embarcações de moradores da cidade que praticam a pesca amadora (de pintado, jundiá, traíra, entre outros), e muito importante também na irriga­ção de lavouras e na pecuária.

Barra do Ribeiro (RS). Prefeitura. Disponível em: http://www.barradoribeiro.rs.gov.br/155/DadosMunicipais/. Acesso em: 10 jun. 2017.