História da cidade de Capão da Canoa

Brasão da cidade de Capão da CanoaNesta página, você caponense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Por volta de 1900, na localidade de Arroio da Pescaria, os primeiros ranchos começa­ram a se agrupar à beira-mar. O local abrigava, além de pescadores, alguns aventurei­ros; por ali também passavam tropeiros, fazendeiros e viajantes. Mais tarde, por volta de 1920, começaram a chegar os primeiros veranistas, oriundos da Serra Gaúcha e de Porto Alegre; os maiores frequentadores eram os descendentes das colônias alemãs e italianas e, por volta de 1940 a colônia israelita também começou a se fazer presente em bom número. Na década de 1940, o nome Arroio da Pescaria começou a dar lugar à denominação Capão da Canoa. Esse nome já existia no interior de uma fazenda de propriedade da família Nunes, na extensão da praia de Xangri-lá (hoje município de Xangri-lá), com fundos para a Lagoa das Malvas. O lugar passou a ser conhecido por dar apoio aos visitantes que passavam ou vinham veranear, e assim popularizou-se o nome.

CAPÃO DA CANOA (RS). Prefeitura. Disponível em: http://www.capaodacanoa.rs.gov.br/site/home/pagina/id/62/?Historia-do-Municipio.html. Acesso em: 21 jul. 2017.