História da cidade de Imbé

Brasão da cidade de ImbéNesta página, você Imbeense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Imbé Rio Grande do Sul - RS Histórico A origem do núcleo populacional de Imbé surgiu, segundo relatório da Comissão Emancipacionista, a partir da povoação da margem do Rio Tramandaí por pescadores por volta do século XVII. Sabe-se que, anteriormente, as terras de Imbé tiveram vários proprietários. Alguns anos depois, estas terras foram vendidas a Jorge José Mury e, após sua morte, em 1941, foram negociadas com os Srs. Mariah e Bergamaschi, instituindo o loteamento que até hoje estrutura a localidade. Após o loteamento, alguns pescadores recorreram a ação judicial, sendo, dessa forma, assentados no outro lado do Rio Tramandaí, junto a Laguna do Armazém. O topônimo é de origem indígena e significa trepadeira. É o nome de uma planta abundante na região antes do loteamento. Também conhecida também como cipó-imbé, banana de imbé ou também costela-de-adão. Formação Administrativa Elevado à categoria de município com a denominação de Imbé, pela Lei Estadual n.º 8.600, de 09-05-1988, desmembrado de Tramandaí. Sede no atual distrito de Imbé (ex-zona urbana de Tramandaí). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989. Em divisão territorial datada de 1993, o município me constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Confederação Nacional de Municípios