História da cidade de Maquiné

Brasão da cidade de MaquinéNesta página, você maquinense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A formação histórica do litoral Norte tem como referência a presença de indígenas, fixados principalmente a beira das águas doces e salgadas. A entrada de negros africanos foi simultânea com a colonização de origem portuguesa. O Tupi-Guarani fixou-se definitivamente na região. Em 1840 iniciou a colonização do município situado no vale do Rio Maquiné, com a vinda de Antônio Leonardo Alves, procedente da família Abreu. A chegada de novas famílias viriam no final do século passado com colonizadores alemães, italianos e poloneses, dando novo impulso à produção primária. Em 1914, com a construção de um pequeno porto na fazenda do Leonardo, a localidade passou a chamar-se de Porto Cachoeira. Em 1938 foi denominada Vila General Daltro Filho, nome que gerou divergências políticas, dois anos após foi rebatizada para Maquiné.

Maquiné (RS). Prefeitura. 2011. Disponível em: http://www.maquine.rs.gov.br. Acesso em: maio 2011.