História da cidade de Pilões

Brasão da cidade de PilõesNesta página, você pilonense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Pilões Rio Grande do Norte - RN Histórico Nos idos de 1745, o Capitão João Leitão Arnoso, proprietário da Fazenda dos Pilões, encravada numa grande faixa de terra explorada e ocupada com currais onde se criava gado, fundou uma povoação às margens do Rio Apodi. A fazenda progrediu e em 1755, João Leitão era conhecido como um grande senhor fazendeiro e criador de gado nas terras da ribeira do Apodi. Com o crescimento do gado houve a necessidade do Capitão adquirir mais terras para melhor acomodar seus rebanhos, e adquiriu uma área entre sua propriedade e a Fazenda Serra Branca. A Fazenda Pilões continuou seu desenvolvimento, chegaram muitos trabalhadores com suas famílias fazendo que o povoado fosse crescendo e ganhasse sua capela, as casas de comércio iam surgindo e acontecia a feira livre local, e foi assim que a fazenda do Capitão Leitão gerou uma nova comunidade. Ao passar do tempo o povoado recebeu o nome da fazenda que o originou e manteve-se por muitos anos com o nome Pilões. Em 20 de agosto de 1963, por força da Lei nº 2.905, Pilões desmembrou-se de Alexandria e tornou-se um novo município potiguar. Gentílico: pilonense Formação administrativa Distrito criado com a denominação de Pilões pela lei estadual nº 2771, de 10-05-1962, Subordinado ao município de Alexandria. Elevado à categoria de município com a denominação de Pilões, pela lei estadual nº 2905, de 20-08-1963, desmembrado do município de Alexandria. Sede no atual distrito de Pilões expovoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 19-09-1963. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

IBGE