História da cidade de Saudade do Iguaçu

Brasão da cidade de Saudade do IguaçuNesta página, você saudadense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Saudade do Iguaçu Paraná - PR Histórico A ocupação da localidade de Saudade do Iguaçu iniciou em 1954, quando a Companhia Brasileira de Viação e Comércio-BRAVIACO S.A., abriu uma picada até chegar a um pequeno planalto. No ano seguinte, um pioneiro formou uma roça e a partir daí começaram a chegar os primeiros moradores. Estes colonos, vindos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina deram início ao plantio de feijão e milho e à criação de suínos para consumo próprio. Em Saudade do Iguaçu, encontra-se a usina hidrelétrica de Salto Santiago. Criado através da Lei Estadual nº 9914, de 14 de março de 1992, foi desmembrado de Chopinzinho. O rio Iguaçu é um afluente do rio Paraná e é o maior rio do estado do Paraná, Brasil, formado pelo encontro dos rio Iraí e rio Atuba na parte leste do município paranaense de Curitiba junto a divisa deste com os municípios de Pinhais e São José dos Pinhais. O curso do rio segue o sentido geral leste/oeste com algumas partes servindo de divisa natural entre o Paraná e Santa Catarina, bem como em certo trecho do seu baixo curso faz a fronteira entre o Brasil e Argentina (província de Misiones). Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Saudade, pela lei estadual nº 8, de 08-06-1973, subordinado ao município de Chopinzinho. Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Saudade, figura no município de Chopinzinho. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1991 Elevado à categoria de município com a denominação de Saudade do Iguaçu, pela lei estadual nº 9914, de 19-03-1992, desmembrado de Chopinzinho. Sede no distrito de Saudade do Iguaçu. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993. Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.