História da cidade de São João

Brasão da cidade de São JoãoNesta página, você são-joanense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

São João Paraná - PR Histórico João Vieira dos Santos, Francisco Felix e Fabrício Marcondes, foram os primeiros povoadores, que em 1925 chefiados por Vieira dos Santos iniciaram abertura de estrada para a ligação com Chopinzinho. Sendo um lugar de mata virgem, as primeiras casas era construídas com pau a pique ou madeira lascada. Em 1960, São João, de simples Vila foi elevado à categoria de município. O topônimo do município tem por referência o rio do mesmo nome. Formação Administrativa Elevado à categoria de município com a denominação de São João, pela lei estadual nº 4245, de 25-07-1960, desmembrado do município de Chopinzinho. Sede no atual distrito de São João (ex-localidade). Constituído de 2 distritos: São João e Nova Lourdes, ambos desmembrados de Chopinzinho. Instalado em 15-11-1961. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: São João e Nova Lourdes. Pela lei estadual nº 5264, de 13-01-1966, é criado o distrito de Vila Paraíso e anexado ao município de São João. Pela lei estadual nº 5500, de 26-05-1967, é criado o distrito de Dois Irmãos e anexado ao município de São João. Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 4 distritos: São João, Dois Irmãos, Nova Lourdes e Vila Paraíso. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2001. Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 5 distritos: São João, Dois Irmãos, Nova Lourdes, Ouro Verde e Vila Paraíso. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.