História da cidade de Barbosa Ferraz

Brasão da cidade de Barbosa FerrazNesta página, você barbosense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Pelo tratado de Tordesilhas firmado em 1494, entre Portugal e Espanha, a área onde encontrava nosso município, por direito, pertencia à Espanha. Como se tratava de um entendimento apenas teórico, com o tempo, passou a ser domínio português. Até as três primeiras décadas do século XX, esta região praticamente desconhecia o rastro do elemento civilizatório. Pelas citações históricas, temos informações de que estas paragens foi o ?habitat? dos índios Botocudos. A história relata também as constantes investidas que realizavam os bandeirantes que, chefiados por Antônio Raposo Tavares, Manoel Preto e outros, partiam de São Paulo. Reduções foram instaladas pelos jesuítas espanhóis nestas redondezas, com objetivo de educar e catequizar os índios, bem como dar-lhes proteção contra as perversas e implacáveis perseguições, a que levavam a efeito os sertanejos. Por volta de 1939, a área do município passou a ser propriedade do Dr. Joaquim Vicente de Castro, engenheiro civil e primeiro prefeito de Londrina, que adquiriu do estado pelos benefícios a este prestado. Os loteamentos e vendas de parte das terras do município ficaram a cargo da firma dirigida pelos senhores João Simões, Lino Marchetti e Camilo Simões, ou seja, concessionária e imobiliária Paraná Ltda, com sede em Londrina. Uma área de 229,79 alqueires, onde está localizada a cidade de Barbosa Ferraz, foi adquirida pela própria imobiliária e que, posteriormente, foram recortadas em datas (lotes) e vendidas, a partir de 1948, a várias pessoas, algumas das quais lá residem até hoje. O restante da área do município foi cortada em grandes partes, denominadas ?glebas?. Acredita-se que o topônimo foi em homenagem ao colonizador do norte do Paraná, o major Antônio Barbosa Ferraz Junior.

Barbosa Ferraz (PR). Prefeitura. Disponível em: http://barbosaferraz.pr.gov.br/index.php?sessao=b054603368ncb0&id=170. Acesso em: maio 2017.