História da cidade de São Pedro do Ivaí

Brasão da cidade de São Pedro do IvaíNesta página, você ivaiense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Diretores da empresa ?A Junqueira & Cia.? foram os primeiros a estabelecerem-se no local onde mais tarde surgiria a cidade de São Pedro do Ivaí. Proprietária de uma gleba com cerca de três mil alqueires de terras situadas no município de Apucarana, essa empresa, desejando explorar a extração e beneficiamento de madeiras ali existentes, resolveu instalar uma serraria às margens do rio Ivaí. Logo que esta entrou em funcionamento, seus diretores decidiram, em 1950, iniciar a formação de um loteamento para o povoamento de parte da gleba de sua propriedade, o qual recebeu a denominação de Patrimônio do Ivaí. Iniciou-se então o deslocamento de colonos e posseiros para a localidade. Com a criação do município de Jandaia do Sul, em 1951, Patrimônio de Ivaí passou a pertencer ao seu território. O topônimo representa uma homenagem a São Pedro, padroeiro do município, acrescido de Ivaí, face ao rio do mesmo nome que banha a região.

São Pedro do Ivaí (PR). Prefeitura. [2007?].