História da cidade de Ponte Alta do Bom Jesus

Brasão da cidade de Ponte Alta do Bom JesusNesta página, você pontealtense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Ponte Alta do Bom Jesus Tocantins - TO Histórico O início do povoado de Ponte Alta deu-se nos meados do século XIX, quando Moisés Carlos França e seu vaqueiro Joaquim Lourenço construíram suas moradas, nas margens do rio Ponte Alta, nome dado ao arraial nascente, originário de elevada ponte sobre o rio, em local de altas ribanceiras. Com o desenvolvimento dado pelo fundador à agropecuária, em pouco tempo a povoação de Ponte Alta aplicou-se com a vinda de numerosos agricultores e criadores de gado das regiões vizinhas. Depois de um século de estagnação, o povoado conseguiu sua elevação a distrito, integrando o município de Taguatinga, com o topônimo alterado para Ponte Alta do Bom Jesus, lembrando o local de origem e o santo padroeiro. Sete anos depois, Ponte Alta do Bom Jesus recebeu sua autonomia municipal. . Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Ponte Alta do Bom Jesus (ex-povoado), pela Lei Municipal nº 5, de 26-06-1951, subordinado ao município de Taquatinga. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Ponte Alta de Bom Jesus, figura no município de Taquatinga. Elevado à categoria de município com a denominação de Ponte Alta do Bom Jesus, pela Lei Estadual nº 2134, de 14-11-1958, desmembrado do município de Taquatinga. Sede no atual distrito Ponte Alta do Bom Jesus. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.