Logotipo Prefeitura Prefeituras

Tudo que você precisa saber da prefeitura da sua cidade está aqui

Você está aqui:

História da cidade de Novo Jardim

Brasão da cidade de Novo JardimNesta página, você novojardinense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Novo Jardim Tocantins - TO Histórico Em 1932, proveniente do Estado da Bahia, veio a família Araújo e fixou moradia à margem esquerda do Córrego Sermão, na fazenda Jardim. Segundo antigos moradores da fazenda, na época, havia um grande surto de malária, e toda aquela família contraiu a doença, falecendo a maioria de seus membros, e indo embora dali os seus remanescentes. Outros moradores vieram, dando início à povoação do lugar que ficou conhecido por povoado Francisca Félix da Silva e Raimundo Coelho de Amorim. Em 1958, veio Francisco Aires Cavalcante com sua mulher Maria Aires. Em 1962, Aníbal Cavalcante Cerqueira e sua mulher Anorelina Cerqueira e os filhos Maria Alves, Wadson, Maria e Mary Cerqueira, família esta que foi bem recebida pelo Coronel Abílio Wolney, proprietário da Fazenda Jardim, onde moravam Abelino Coelho Cirqueira e sua mulher Ivanilde Aires Cirqueira. Anorelina era professora e lecionava em sua casa. Os pais de alunos começaram a construir seus barracos nas proximidades da 'casa-escola'. Com a vinda de mais alunos, foi necessário providenciar um barracão coberto com palha que foi construído em mutirão. Assim, a população do povoado Araújo foi aumentando até que, em 1968, Aníbal foi ao prefeito convencendo-o a adquirir cinco alqueires de terra para sediar o povoado, que já merecia ser distrito. A área foi comprada de Hagaus Araújo e Silva, então proprietário da Fazenda Jardim. A comunidade passou a se chamar Povoado Novo Jardim. Um chafariz foi construído, no local onde hoje se encontra o Posto de Saúde. Uma nova escola foi construída, onde hoje funciona a Prefeitura. Depois foi reformada. Seus professores foram Alexandre Batista Cirqueira, Aníbal Cavalcante Cerqueira, Dejanira, Evangelina Aires de Melo e Lindaura Lopes Cardoso. Adelci Aires Cirqueira, Alzira do Nascimento Evangelista e Valnizia Freire de Barros foram seus auxiliares de serviços gerais e merendeiras. Gentílico: novo-jardinense Formação Administrativa Pela Lei nº 251, de 20 de fevereiro de 1991, foi criado o Município de Novo Jardim, instalado em 1º de janeiro de 1993.

Fonte

Prefeitura Municipal de Novo Jardim; Halum, César Hanna. Municípios tocantinenses - suas origens, seus nomes. Palmas: Provisão, 2008.

Prefeituras.info - Todos os direitos reservados 2024