História da cidade de Votuporanga

Brasão da cidade de VotuporangaNesta página, você votuporanguense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Em 28 de dezembro de 1936 a Companhia Agrícola Francisco Schimidt S/A que vinha enfrentando dificuldades financeiras em virtude das crises enfrentadas pela cultura cafeeira, quita suas dívidas com a empresa exportadora alemã Theodor Wille & Cia, entregando-lhe em dação de pagamento duas glebas de terras, uma delas a Fazenda Votuporanga, totalizando 11.340,14 alqueires, encravadas na Fazenda Marinheiro de Cima, no município de Tanabí, Comarca de Monte Aprazível. A empresa alemã constitui a Empreza Paulista Para Retalhar Terras com a finalidade de lotear as áreas adquiridas e nos primeiros dias de fevereiro de 1937 envia para a região os engenheiros Guilherme Von Trumbach e Otto Rittl, que auxiliados pelo Sr. Pascoal Albanese morador em Tanabí e por sua sugestão reservam uma parte da área, destinando-a à formação de um núcleo, uma futura vila. No dia 14 de março do mesmo ano, cavaleiros partem da sede da fazenda em busca do local ideal para a nova vila e no caminho encontram a placa da antiga fazenda, estava escolhido o nome: Votuporanga por sugestão do Sr. Sebastião Almeida de Oliveira. Para o empreendimento foi reservada uma área de 30 alqueires e traçado 12 quarteirões, praças e ruas e no dia 8 de agosto de 1937, com direito a churrasco, banda, catira, muitos discursos e com a benção de um cruzeiro pelo padre Izidoro Cordeiro Paranhos, estava inaugurada a Vila de Votuporanga. Em 1º de janeiro de 1945 a vila recebe os foros de cidade e é elevada à categoria de município.

Votuporanga (SP). Prefeitura. 2015. Disponível em: http://www.votuporanga.sp.gov.br/n/publicacao/?x=institucional&p=2013723111322-hist-ria. Acesso em: ago. 2015.