História da cidade de Marema

Brasão da cidade de MaremaNesta página, você maremense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

EM 1940, Gaúchos, descendentes de Imigrantes Italianos, oriundos dos Municípios de ERECHIM,GUAPORÉ e NOVA PRATA,chegaram á Região de MAREMA, para Explorar a Madeira Nativa,extremamente abundante na época. O Local lembrava os Pântanos da ÍTALIA, Chamados de MAREMMA.Vem daí o nome do Município.Quando era Distrito, chegou a se chamar MARRECAS, mas por haver outras localidades com a mesma denominação, o lugar foi Batizado MAREMA.Mais tarde chegaram, também oriundas do Rio Grande Do Sul, famílias de descendentes de Alemães e Poloneses. Os primeiros habitantes do núcleo foram JOSÉ RECK, ALFREDO MAYER,ANDRÉ LUNARDI e MARCELINO LUNARDI,que se dedicavam à Agricultura e Pecuária, de modo especial a SUINOCULTURA.ORIGEM DO NOME: ORIGINOU-SE PORQUE ENCONTRARAM UMA CONCENTRAÇÃO MUITO GRANDE DE BANHADOS,POVOADOS DE MARECAS,SURGINDO A PRIMEIRA DENOMINAÇÃO DA LOCALIDADE.HÀ DUAS VERSÕES SOBRE A ATUAL DENOMINAÇÃO: A PRIMEIRA SE REFERE À VARIAÇÃO DO USO E PRONÚNCIA DO NOME E ACABOU SE TRANSFORMANDO EM MAREMA. A OUTRA, A MAIS PROVÁVEL É QUE HAVIA CONFUSÃO, ESPECIALMENTE NA CORRESPONDÊNCIA POSTAL, COM O PRIMEIRO NOME DE OUTRO MUNICÍPIO DO PARANÁ,HOJE FRANCISCO BELTÃO QUE ERA MARECAS.

HISTÓRICO DO MUNICÍPIO/www.marema.sc.gov.br