História da cidade de Águas Frias

Brasão da cidade de Águas FriasNesta página, você águasfriense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

As Cidades de Guaporé e de Maecelino Ramos, no Rio Grande Do Sul,foram colonizadas por Italianos,mas seus descendentes buscaram outro destino.Na década de 1950,liderado pelas Família Bertasso, um grupo de Migrantes estabeleceu-se na Região De Águas-Frias Ali foi encontrada uma Vertente de Água Gelada que deu nome à localidade. CARACTERÍSTICAS Data de fundação - 12 de dezembro de 1991. Data festiva - Novembro (Festa da Nossa Senhora da Saúde), setembro (Semana Farroupilha) e 12 de dezembro (aniversário da cidade). Principais atividades econômicas - Agricultura. População - 2.037 habitantes. Colonização - Italiana. Principais etnias - Italiana. Localização - Oeste, na microrregião de Chapecó, a 582km de Florianópolis. Área - 75,162 km2. Clima - Mesotérmico úmido, com verão quente e temperatura média de 18,7°C. Altitude - 345m acima do nível do mar. Cidades próximas - União do Oeste, Coronel Freitas, Chapecó, Nova Erechim e Pinhalzinho GENTÍLICO:Aguasfriense O Distrito foi criado com a denominação de Cairu ex-povoado, pela Lei municipal nº, de 11/05/1957,desmembrado do distrito de Itaberaba,subordinado ao município de Chapecó.Em divisão territorial datada de 01/07/1960, o Distrito de Cairu figura no Município de Chapecó.Pela Lei estadual nº 763,de 06/10/1961, é feita a transferencia do Distrito de Cairu do Município de Chapecó para o Município de Coronel Freitas.Em divisão territorial datada de 31/12/1963, o distrito figura no Município de Coronel Freitas.Pela Lei Municipal nº 35,de 19/11/1975,ratificada pela Lei Estadual nº 5.446, de 15/06/1978, o Distrito passou a Denominar-se ÁGUAS-FRIAS.

Histórico do Município/www.aguasfrias.sc.gov.br