História da cidade de Abdon Batista

Brasão da cidade de Abdon BatistaNesta página, você abdonense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Abdon Batista Santa Catarina - SC Histórico Por volta de 1919, alguns colonos vindos de Guaporé, Rio Grande do Sul, interessados na compra de sua terra natal e em busca de novas acomodações, enfrentaram durante suas viagens várias dificuldades, dentre as quais, fortes chuvas que os mantiveram por dois dias acampados nos campos de Lagoa Vermelha. Terminado o temporal, prosseguiram viagem, e finalmente chegaram até as margens do Rio Canoas, onde pararam para descansar. Ao atravessarem o rio avistaram terras férteis, cobertas de pinheiro, que lhe despertaram grande interesse. Após, retornaram à Guaporé, venderam suas propriedades e com suas famílias adquiriram terras nas proximidades de Canoas, e por serem planas foram chamadas de Vargem. As primeiras famílias que chegaram nesta região foram os Bortoli, Zanchett, Mocelin e Demeneck, que, com muito sacrifício, desmataram, começaram a construir suas casas, e cultivar o solo. Os produtos ali colhidos eram levados a Campo Belo do Sul, ou então a Campos Novos, em tombos de burros, através de picadas, pelo tropeiro João Mocelim, enquanto que os suínos eram tocados a pé até Joaçaba ou Videira, para lá serem vendidos. Com o passar do tempo o número de habitantes foi crescendo, foram construídas novas casas, e a comunidade de Vargem tornar-se-ia Vila Nova. Gentílico: abdonense Formação Administrativa Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no Município de Campos Novos, o distrito de Abdon Batista. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Abdon Batista, pela lei estadual nº 7584, de 26-04-1989, alterado pela lei estadual nº 7761, de 16-10-1989, que modificou seus limites, desmembrado de Campos Novos. Sede no antigo distrito de Abdon Batista. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1990. Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

IBGE