História da cidade de Vacaria

Brasão da cidade de VacariaNesta página, você vacariense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Foram os missionários jesuítas que, ainda por volta de 1700, iniciaram a colonização da região deixando gado para criarem-se soltos trazidos das Missões, sendo denominada Baqueria de los Pinhales (Vacaria dos Pinhais). Em 1697, os Padres Espanhóis, saindo das Missões, adentravam os nossos campos com a primeira leva de gado vacum. A estrada das tropas, aberta em 1727 e 1729, destinada primeiramente ao comércio de gado, ligou a região dos Campos de Cima da Serra a Lages, Curitiba e São Paulo. Em 1713, os índios das Missões abriram picadas nos futuros Matos Castelhano e Português, penetrando o Planalto ou seja, a região jesuítica da Vaccaria dos Pinhais. Dos vestígios da dominação da Companhia de Jesus, entre outros, citamos o célebre marco de pedra polida, cuja origem não foi identificada, descoberto no então segundo distrito de Bom Jesus, que, afora sinais e letras de legenda, nele se encontra a data sugestiva de 1622 o qual, segundo A. de Taunay e P. Geraldo Pauwels, representa o mais antigo monumento do Rio Grande do Sul. Em 21 de dezembro de 1761 se fundava a Capela curada de Nossa Senhora da Oliveira de Vacaria em conseqüência do encontro da santinha. Constam os registros que, em 1785 havia 24 ocupantes de terras com títulos legais e 64 ocupantes sem título algum. Destes possuidores destacamos o lagunense Manoel Rodrigues de Jesus que, segundo Manoel Duarte, sua prole se desdobraria incalculavelmente, representando, bem se pode dizer, a população vacariense, onde não há família que não descenda ou não se ramifique a sua arvore genealógica, bem como a prole de José de Campos Bandemburg.

Vacaria (RS). Prefeitura. 2011. Disponível em: http://www.vacaria.rs.gov.br. Acesso em: maio 2011.