História da cidade de Muitos Capões

Brasão da cidade de Muitos CapõesNesta página, você caponense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Primitivamente conhecida como Raia da Capoeira, a área que hoje ocupa Muitos Capões fazia parte do município de Vacaria. A Capela de Santo Antônio dos Mui­tos Capões foi inaugurada no dia 13 de junho de 1901, pelo padre Mário Deluy, promotor da iniciativa da sua construção. O terreno para a capela, praça e povoado foi doado pelo fazendeiro Manuel Martins de Barros e por sua esposa, Polidora Barros. No mesmo ano de 1901, foi construída no início da raia uma casinha onde funcionou a 15ª Escola Pública de Vacaria, que teve como regente o professor José Rodrigues Padilha. Em 1936, tendo à frente da comissão Ramiro Hoffmann Godinho e Pedro Guagnini, seria construída uma nova capela, que serviu para o culto até 1960, quando foi inaugurado o templo de alvenaria. Desde alguns anos, residem na vila as Irmãs de São José, que lecionam no Ginásio Santo Antônio, inaugurado em 1968, e auxiliam no culto religioso, atendido pelos padres da Paróquia da Catedral. O distrito de Muitos Capões, criado em janeiro de 1909 e suprimido em junho desse mesmo ano, foi recriado pela Lei nº 52 em 18/10/1917; nesse ano foi criado o ofício distrital, com Claro João Pereira como seu primeiro escrivão. Em 1918, entrava em Muitos Capões o primeiro automóvel, de propriedade do comerciante Narciso Mac­cari. Graças à rodovia BR-285 e ao Ginásio Santo Antônio, o progresso de Muitos Capões destacava-se na região. Em 1939, Muitos Capões inaugurava a primeira usina hidrelétrica do município, com gran­des festejos, missa campal celebrada por D. Cândido Bampi, discurso do prefeito Sátiro Dorneles de Oliveira Filho e presença de outras autoridades municipais. A usina de 18 quilowatts estava instalada no arroio da fazenda de Raimundo Nery dos Santos, a 1.300 me­tros da então vila. Em 1978, a vila passou a receber energia elétrica da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). O Clube União Capoense é há décadas o local onde se realizam as reuniões sociais. Destruído por um incêndio em 1976, o prédio foi substituído por um novo, de alvenaria. Em 1977, o estado encampou o Ginásio Santo Antô­nio, que vinha sendo mantido pela comunidade, e o Grupo Escolar Dom Frei Vital de Oliveira, que funcionava no antigo prédio, passou a ser integrado ao Ginásio Santo Antônio. Uma reunião realizada no Clube União Capoense em março de 1993, inicialmente convocada para tratar da ampliação das linhas telefônicas e da formação da Associação de Moradores de Muitos Capões, deu origem ao projeto de emancipação da vila. A proposta teve eco nos moradores das localidades que faziam parte do distrito, e foi aos poucos se concretizando, por meio de diversas reuniões. Muitos Capões conquistaria sua independência político-administrativa em 1995, por meio da Lei Estadual nº 10.651. O município emancipado escreve uma nova história, que passa pela construção de uma identidade cultural própria. Desde 1998, Muitos Capões realiza a Festa do Pinhão, com o duplo objetivo de fortalecer economicamente o município e de proporcionar lazer à comunidade capoense e aos visitantes.

MUITOS CAPÕES (RS). Prefeitura. Disponível em: http://www.muitoscapoes.rs.gov.br/historico. Acesso em: 15 mai. 2018.