História da cidade de Três Passos

Brasão da cidade de Três PassosNesta página, você três-passense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Conta-se que, por volta de 1860, mandou o Governo Imperial uma comissão de engenheiros, e um forte destacamento abrir a primeira picada com objetivo de nessa área instalar uma colônia militar. Após três anos de trabalho, a larga picada, com 60 Km, atingiu o limite com a Argentina, causando problemas entre este país e o Brasil, inclusive motivando a paralisação dos trabalhos. Por volta de 1879, atendendo às reinteradas solicitações de Cel. Diniz Dias Narão de São Jacob, prestigiado chefe político de Cruz Alta, o Governo Imperial resolve fundar uma colônia militar no Alto Uruguai. O primeiro vestígio da formação do município de Três Passos deve ser buscado neste ano de 1879, quando da construção desta Colônia Militar do Alto Uruguai. Nesta época, o Império do Brasil buscava sua afirmação como dono das terras meridionais no mesmo contexto de aquisição definitiva das Missões jesuíticas. Por duas vezes a colônia sofreu depredações devido a movimentos revolucionários no Estado do Rio Grande do Sul: a primeira foi em 1893, quando a coluna revolucionária chefiada por Aparício Saraiva atravessou em direção à Argentina, acossada pelas forças legais comandadas pelo General Firmino de Paula. A segunda foi na Revolução de 1924, quando a Coluna Prestes a cruzou, vinda de Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga. Distante 35 quilômetros da Colônia no sentido sul, foi construído em 1882, uma casa de guarda avançada que tinha como incumbência vigiar e proteger a precária estrada. Este local fora escolhido por contar com três córregos de água potável que serviam a homens e animais, recebendo a todos os viajantes com hospitalidade e a generosidade de uma terra profícua e abundante. Chamado inicialmente de Pouso dos Três Passos, é neste local que mais tarde surgiria a cidade. No ano de 1919, chagaram os primeiros colonos descendentes de alemães, vindos de Chapada e de Tapera. A justificativa da denominação Três Passos provém da existência destas 3 correntes de água transposta no local. Hoje as 3 vertentes, apesar do perímetro urbano, continuam existindo.

Três Passos (RS). Prefeitura. 2011. Disponível em: http://www.trespassos-rs.com.br. Acesso em: maio 2011.