História da cidade de Esperança do Sul

Brasão da cidade de Esperança do SulNesta página, você esperançulense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O nome Esperança, dado à localidade pelos seus primeiros moradores, simboliza o futuro promissor que vislumbraram no lugar alto, com boas vertentes e terras férteis. Em 06 de janeiro de 1925, passou pelo local, rumo à vila de Alto Uruguai, o estado-maior da Coluna Prestes, sob o comando do próprio capitão do Exército Nacional, Luiz Carlos Prestes. Entre os colonos correu a notícia de um possível encontro entre os revolucionários e as forças governamentais. A esperança era de que isso não acontecesse. De fato, não aconteceu, pois a vanguarda e a retaguarda da Coluna Prestes tinham permanecido em Três Passos, e posteriormente seguiram para o Pari, sem usar esta estrada. Da confirmação dessa esperança consolidou-se o nome da localidade, alterado para Esperança do Sul com a emancipação, em 1995.

ESPERANÇA DO SUL (RS). Prefeitura. Disponível em: http://www.esperancadosul.rs.gov.br/pagina/id/2/?historia-do-municipio.html. Acesso em: 13 jul. 2017.