História da cidade de Piratini

Brasão da cidade de PiratiniNesta página, você piratinense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Piratini Rio Grande do Sul - RS Histórico 'Piratini' ou 'Piratinin' (denominação primitiva) na língua tupi-guarani significa 'peixe barulhento'. O início do povoamento foi em 06 de julho de 1789, com 48 casais de açorianos na condição de ali residirem e trabalharem. Esses povoadores ao chegarem estabeleceram-se no local denominado 'Capão do Piratini' e fundaram uma capela em honra à Nossa Senhora da Conceição, desde então, padroeira do município. Por ocasião da Revolução Farroupilha, acontecimentos notáveis desenrolaram-se no município. Em 08 de outubro de 1835, os farroupilhas ocuparam a vila e constituíram o Estado Rio-Grandense Independente. Em 06 de novembro de 1836, constituíram o 1º governo da república, assim constituído o Presidente-General Bento Gonçalves da Silva. A sede do Governo Estadual do Rio Grande do Sul, foi então denominada Palácio Piratini. No cenário político, o município tornou-se célebre durante a Revolução Farroupilha, por tornar-se a Capital da República Rio-Grandense. Gentílico: Formação Administrativa Em 03 de abril de 1810, por Alvará de D. João, Príncipe Regente, foi elevada à categoria de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Piratini. A vila foi criada em 15 de abril de 1830, porém, instalada em 07 de junho de 1832, pelo ouvidor, Conselheiro Antônio Rodrigues Fernandes Braga. Elevada à categoria de cidade em 06 de março de 1836, com a denominação de 'Muito Leal e Patriótica', usou dessas prerrogativas até 1º de março de 1845, data da pacificação. Em 1845, por ato do Governo Imperial voltou à categoria de Vila.

IBGE