História da cidade de Morro Redondo

Brasão da cidade de Morro RedondoNesta página, você morro-redondense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Morro Redondo ergueu-se a partir do loteamento de sesmarias (13.063 hectares cada) pertencentes a portugueses, os primeiros imigrantes a chegarem a essa área, principalmente à região hoje denominada Passo do Valdez, onde também se estabeleceram os primeiros comér­cios da localidade. O nome Morro Redondo origina-se de uma elevação de formato arredon­dado situada na zona urbana do atual município. A imigração italiana teve início em 1875, com o loteamento de terras pertencentes ao português Afonso Pena, que originariam mais tarde a atual colônia Afonso Pena. O primeiro núcleo de colonizadores alemães e pomeranos estabeleceu-se na atual colônia São Domingos, no ano de 1886, com o loteamento das terras pertencentes ao político José Domingos de Al­meida. O fluxo de colonização alemã progrediu até 1892. Aspectos das colonizações alemã e portugue­sa predominam na arquitetura do mu­nicípio, própria da região rural do sul do estado.

MORRO REDONDO (RS). Prefeitura. Disponível em: http://www.pmmorroredondo.com.br/histori­a.html. Acesso em: 09 jul. 2017.