História da cidade de Pinhal

Brasão da cidade de PinhalNesta página, você pinhalense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O local onde hoje está localizado o município de Pinhal era ponto de passagem obrigatório de tropeiros que se dirigiam da Região Nonoai à Chapecó, vindos dos Campos da Palmeira. Por volta de 1900, Antônio de Gasperin aqui se estabeleceu com armazém de secos e molhados. A proximidade com a cidade de Palmeira das Missões contribuiu para que, logo após o fim das lutas políticas, se desenvolvesse a imigração e início da colonização regular da região. As primeiras famílias oriundas da Região Colonial Italiana iniciaram o desbravamento do sertão e estabeleceram as primeiras lavouras diversificadas e a criação de suínos, sendo introduzido também o cultivo do trigo. A origem do nome Pinhal remonta o início da colonização da região. Os imigrantes encontraram a denominação do Lajeado Pinhal nos Registros da Inspetoria de Terras e aproveitaram o mesmo para nomear a localidade.

Pinhal (RS). Prefeitura. 2011. Disponível em: http://www.pinhal.rs.gov.br. Acesso em: maio 2011.