História da cidade de Ibirubá

Brasão da cidade de IbirubáNesta página, você ibirubense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Ibirubá Rio Grande do Sul ? RS Histórico Ibirubá nasceu da semente do pioneirismo. Os imigrantes plantaram o legado do trabalho e da cooperação. A agricultura moldou o relevo da nossa terra e construiu uma sociedade forte e empreendedora que soube diversificar suas atividades. Nestes anos de história, a comunidade ibirubense é desafiada a inaugurar um novo ciclo de progresso que com certeza consolidará o município como um pólo de integração regional e a oportunidade para aqueles que quiserem trabalhar. O nome do município No início do povoamento, a sede da colônia foi denominada Barão de São jacob, e pouco tempo depois o nome de General Osório. Para evitar confusões com o município de Osório, em 1938 mudou-se o nome para General Câmara. Esse nome foi novamente motivo de confusões com outro município. Na visita de um membro do IBGE ao município, foi sugerido o nome de Ibirubá, que em Tupi-Guarani significa Pitangueira do mato, pois esta é uma árvore persistente que está sempre em crescimento, tal qual o município. Gentílico: ibirubense Formação Administrativa O DISTRITO foi criado pelo Ato Municipal de Cruz Alta Nr. 3, de 24 de maio de 1915. O Município desmembrado do de Cruz Alta, pela Lei Estadual nr.2.528, de 15 de dezembro de 1954. Na Diviisão Territorial de 1955, o Município figurava com 3 distritos: Ibirubá (sede), Alfredo Brenner e Quinze de Novembro. Pela Lei Municipal nr. 305 de 05-12-1966 é criado o distrito de Santo Antonio do Bom Retiro. Pela Lei Estadual nr. 8.454 de 08-12-1987 é Criado o Município de Quinze de Novembro, sendo desanexado sua área territorial de Ibirubá. Para a formação do novo município de Quinze de Novembro utilizou-se de todo o território do antigo distrito pertencente à Ibirubá e mais o distrito de Santa Clara dio Ingaí que pertencia ao Município de Cruz Alta. Atualmente compõem-no os distritos de: Ibirubá (sede) Alfredo Brenner e Santo Antonio do Bom Retiro.

IBGE www.cnm.org.br