História da cidade de Fortaleza dos Valos

Brasão da cidade de Fortaleza dos ValosNesta página, você fortalezense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Fortaleza dos Valos Rio Grande do Sul ? RS Histórico É tarefa difícil e complexa situar a origem de Fortaleza dos Valos num quadro histórico mais amplo, já que não há um marco de referência preciso. A origem de seu nome é relacionada a enormes valos abertos pelos índios em torno de uma Fortaleza Jesuítica. Outra versão assegura ter a Fazenda Fortaleza abrigado revolucionários em 1893, com escaramuças entre republicanos e federalistas, que abriam valos para lhes servirem de trincheiras. As duas versões foram deixadas pelos primeiros habitantes, os lusos brasileiros. Segundo o mais antigo morador, nascido em 1900 senhor Salomão Marques de Matos, a origem mais remota conta que antigos índios guaranis que certamente habitavam esta área, foram os primeiros desbravadores dos rincões de Fortaleza dos Valos, e que estes lugares tenham sido chamados de Fortaleza. Outra ainda é que na construção da Fazenda Fortaleza os valos eram feitos para separar as invernadas de gado. É bem plausíveil, tendo em vista que na época não havia cercas de arame para separar o gado, ainda existe na localidade alguns valos que comprovam isso. Entende-se que a colonização, tenha sido realizada principalmente por colonos italianos. Por volta de 1922, foi iniciada a colonização. Os primeiros colonos eram italianos procedentes de Nova Palma e alemães vindos do Alto Uruguai e da Europa. Gentílico: fortalezense Formação Administrativa O DISTRITO foi criado em 22 de novembro de 1951. Por Lei Estadual Nr. 7.648 de 03.05.1982 é criado o município. Em 31 de janeiro de 1983 é instalado o município desmembrado de Cruz Alta. Por Lei Municipal nr. 403 de 04-05-1992 é criado o distrito de Fazenda Colorados. Assim permanecendo até 2007.

IBGE www.cnm.org.br www.rotadasterras.com.br www.portalmunicipal.org.br