História da cidade de Estação

Brasão da cidade de EstaçãoNesta página, você estacionense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Estação Rio Grande do Sul - RS Histórico O novo município teve como um dos primeiros moradores o Sr. José Manduca, possivelmente, no início deste século. Como marco do início do desenvolvimento desta localidade está a construção da estrada de ferro, pela qual aportaram os primeiros imigrantes colonizadores. Embora date de anos anteriores, a estrada de ferro só foi inaugurada em 3 de maio de 1910 e a localidade recebeu o nome de Estação Erechim em função da estação ferroviária ali construída. Esta denominação perdurou até 1935, quando recebeu a denominação de Estação Getúlio Vargas. Formação Administrativa Elevado à categoria de município com a denominação de Estação, pela Lei Estadual n.º 8.572, de 21-04-1988, alterada em seus limites pela Lei Estadual n.º 9.028, de 08-02-1990, desmembrado de Getúlio Vargas. Sede em parte da zona urbana do distrito de Getúlio Vargas (ex-povoado de Estação Getúlio Vargas). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989. Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Confederação Nacional dos Municípios