História da cidade de Dom Pedro de Alcântara

Brasão da cidade de Dom Pedro de AlcântaraNesta página, você dom-pedro-alcantarense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Dom Pedro de Alcântara Rio Grande do Sul - RS Histórico O nome do município é uma homenagem ao Imperador do Brasil, Dom Pedro I, que fez doações de terras aos agricultores, formando atualmente o município. Dom Pedro de Alcântara, tem a sua origem com a chegada dos imigrantes alemães a Torres em 1826. Passaram a desbravar as terras e assim desenvolver as suas atividades que eram a agricultura e criação de animais. Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Dom Pedro de Alcântara, pela Lei Municipal n.º 254, de 16-10-1952, subordinado ao município de Torres. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Dom Pedro de Alcântara, figura no município de Torres. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Dom Pedro de Alcântara, pela Lei Estadual n.º 10.647, de 28-12-1995, desmembrado de Torres. Sede no antigo distrito de São Pedro de Alcântara. Constituído do distrito Sede. Instalado em 01-01-1997. Pela Lei Municipal n.º 122, de 22-12-1998, foram criados os distritos de Arroio dos Mengues, Morro dos Leffas e Porto Colônia e anexados ao município de Dom Pedro de Alcântara. Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 4 distritos: Dom Pedro de Alcântara, Arroio dos Mengues, Morro dos Leffas e Porto Colônia. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Confederação Nacional dos Municípios