História da cidade de Charrua

Brasão da cidade de CharruaNesta página, você charruense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Charrua, palavra originária do tupi-guarani significa ?instrumento de trabalho?. Charrua é hoje um município emancipado política e economicamente, composto por terras férteis, com parte própria para mecanização de lavouras e parte montanhosa destinada a reflorestamento e criação de gado. Após a Revolução Federalista de 1893 e com o tráfego ferroviário, intensificou-se a colonização no Rio Grande do Sul. Os primeiros imigrantes a chegarem ao estado foram os alemães, estabelecendo-se próximo aos rios dos Sinos, Caí e Taquari. Logo após, chegaram os italianos, que ocuparam o Planalto Rio-Grandense. Com o aumento da densidade demográfica de tais regiões, os imigrantes foram obrigados a buscar novos locais para morar. Os colonos chegaram no dia 7 de setembro, e com essa data nomearam a localidade. Inicialmente, a Vila Sete de Setembro foi distrito de Passo Fundo, depois de Getúlio Vargas, e na década de 1950 passou a ser distrito do Município de Tapejara. Tendo em vista a população indígena da região, descendente da tribo caingangue, o nome da Vila Sete de Setembro foi mudado para Charrua.

CHARRUA (RS). Prefeitura. Disponível em: http://www.charrua-rs.com.br/municipio.php?sobre=2. Acesso em: 11 jul. 2017.