História da cidade de Centenário

Brasão da cidade de CentenárioNesta página, você centenariense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Entre 1900 e 1902, descendentes de imigrantes europeus, sobretudo poloneses, iniciavam a colonização da área às margens do Rio do Peixe. A economia se baseava ? e ainda se baseia ? na agricultura (soja, milho, trigo, erva-mate, feijão e fumo) e na pecuária (bovinos e suínos). A Linha Valeriano, hoje município de Centenário, era o principal ponto de passagem de cavaleiros e carroceiros atraídos pelo forte comércio regional. Em 1915, chegaram mais colonos imigrantes, que constituíram uma comunidade denominada São Paulo. Posteriormente essa localidade passou a chamar-se Vila Centenário, denominação que seria mantida no município após a emancipação, em 1992. O nome Centenário deve-se à idade de muitas das araucárias que formavam a densa vegetação do local. A madeira colhida dessa mata serviu de matéria-prima para a construção de casas, e o pinhão, testado como alimentação para cães, posteriormente garantiu a subsistência do povoado. Entre os anos de 1902 e 1938, houve um notável desenvolvimento econômico. Inicialmente, a comunidade contava com poucos recursos, e a educação dos filhos dos habitantes locais era conduzida nas próprias casas; as aulas eram ministradas na língua de origem deles, o polonês.

CENTENÁRIO (RS). Prefeitura. Disponível em: http://www.centenario.rs.gov.br/site/historia/?pagina=5. Acesso em: 09 jul. 2017.