História da cidade de Canela

Brasão da cidade de CanelaNesta página, você canelense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O primeiro proprietário do território, que obteve da Coroa Portuguesa em 1821 o título de Campestre Canella, foi Joaquim da Silva Esteves. O nome da cidade provém da árvore que se localizava próximo de onde hoje se encontra a Praça João Corrêa. Essa caneleira servia de ponto de encontro e pousada de tropeiros. Em 1913, foi criada a Companhia Florestal Riograndense, que comprava pinheiros e terras nas redondezas do Caracol. Para exploração desses pinheiros, foram instaladas cinco serrarias. Contratado pela companhia, Helmut Schmitt, prático em locação de estradas e instalação de serrarias, mandou construir diversas estradas, desde a localidade do Caracol até o Banhado Grande, Esteinho, Ferradura, Tubiana etc. No mesmo ano de 1913, iniciaram-se as obras de construção de uma estrada de ferro para ligar Canela a Taquara, promovidas pelo coronel João Corrêa Ferreira da Silva, desbravador do povoado; a estrada seria concluída em 1924.

CANELA (RS). Prefeitura. Disponível em: http://www.canela.rs.gov.br/index.php/cidade. Acesso em: 05 jul. 2017.