História da cidade de Campinas do Sul

Brasão da cidade de Campinas do SulNesta página, você campinense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O início da colonização de Campinas do Sul deu-se na década de 1920. O maior impulso, porém, verificou-se nos anos de 1939 e 1940, quando levas crescentes de colonos aportaram à então denominada Vila Oungre. Os imigrantes, de origem italiana e germânica, procediam das chamadas ?colônias velhas?, ou seja, da região de Caxias do Sul e do Vale do Sinos. Eles se dirigiam aos campos de Vila Oungre atraídos pela fertilidade do solo e pela topografia favorável ao desenvolvimento das mais variadas culturas agrícolas. A extração da madeira de pinho foi uma das principais atividades dos primeiros desbravadores, dada a abundância da espécie Araucaria angustifolia nos primórdios da colonização. A riqueza criada pela indústria da madeira e pela florescente agricultura propiciou um rápido desenvolvimento à nova comunidade e um incessante afluxo de colonos, industriais da madeira e comerciantes, que ensejaram o surgimento da vila de Campinas do Sul, tendo ao seu redor um dos maiores celeiros da região.

CAMPINAS DO SUL (RS). Prefeitura. Disponível em: http://www.campinasdosul.rs.gov.br/site/municipio/page?pagename=historia . Acesso em: 11 jul. 2017.