História da cidade de Paulo Bento

Brasão da cidade de Paulo BentoNesta página, você paulobentense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Por volta do ano de 1890, os irmãos Paulo e Manoel Bento de Souza tomaram posse das terras localizadas entre o Rio Cravo e o Campo Erechim, sendo esta a mais antiga do Alto Uruguai Gaúcho, a Posse dos Bentos como era denominada. Com a saída dos proprietários da posse, por volta do ano de 1915, a Companhia Particular de Colonização do Drº. Azambuja de Passo Fundo/RS negociou-a. Passou a vender os lotes para o Governo e este para os Imigrantes oriundos da Europa e da Serra Gaúcha. No ano de 1910, chegaram os alemães, em 1918, os italianos, poloneses, russos, búlgaros e judeus, estes últimos em menor número. Em 1928, em virtude de um grande vendaval ocorrido, aproveita-se para traçar a futura Vila. O projeto foi executado por Torres Gonçalves. O primeiro nome dado a nova localidade foi Sede Cravo, mudando posteriormente para Paulo Bento, em homenagem ao proprietário da posse das terras que se localizava a área territorial deste município.

Paulo Bento (RS). Prefeitura. 2011. Disponível em: http://www.paulobento.rs.gov.br. Acesso em: maio 2011.