História da cidade de Boa Vista das Missões

Brasão da cidade de Boa Vista das MissõesNesta página, você boa-vistense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Mais ou menos em 1820, começaram a chegar a esta região os primeiros colonizadores. Seus campos eram cobertos de barba-de-bode, com grandes criações de burros e cavalos, que eram comercializados no estado de São Paulo. Na época, esses animais eram tosados para a extração do sedenho, vendido para a produção de cordas, pincéis, vassouras etc. As primeiras famílias que se estabeleceram em Boa Vista das Missões foram se apossando de grandes áreas de terras e só mais tarde receberam o título de posse. O engenho de serra e de erva-mate de Mário Mello movido à água e, por isso, localizado às margens do Rio Fortaleza, foi a primeira indústria da localidade. Posteriormente, foi instalado outro engenho de erva-mate, de Balbino César, bem como o moinho colonial de Ondino Padilha, que mais tarde transformou-se em uma sociedade comercial.

BOA VISTA DAS MISSÕES (RS). Prefeitura. Disponível em: http://www.boavistadasmissoes.rs.gov.br/cidade. Acesso em: 27 jun. 2017.