História da cidade de Arambaré

Brasão da cidade de ArambaréNesta página, você arambarense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A localidade onde hoje se encontra o município de Arambaré inicialmente chamava-se Barra do Velhaco, por estar situada junto à foz do arroio Velhaco. Nesse local moravam índios com características particulares: eram pescadores e comerciantes de peles conhecidos pelas suas grandes mãos e pés. Trata-se dos índios arachas, também conhecidos como arachanes ou arachãs, que na língua tupi significa ?patos?. Por volta de 1763, casais açorianos vindos para o sul do Brasil estabeleceram-se na margem esquerda do estuário do Guaíba e na margem direita da laguna dos Patos, fundando fazendas e charqueadas que se estendiam até o rio Camaquã. No final de 1944, o local ganhou o nome de Arambaré, que em tradução livre significa ?sacerdote que espalha luz?. Unidos na busca do desenvolvimento do então distrito, seus habitantes dedicaram-se à agricultura, à pecuária e sobretudo ao aproveitamento do grande potencial turístico dado pela beleza natural da localidade, emancipada em 20 de março de 1992 dos municípios de Camaquã e de Tapes.

Arambaré (RS). Prefeitura. [2009?]. Disponível em: http://www.arambare.rs.gov.br/a-cidade/historia/. Acesso em: jun. 2017.