História da cidade de Chuvisca

Brasão da cidade de ChuviscaNesta página, você chuvisquense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Chuvisca Rio Grande do Sul - RS Histórico A origem do nome vem de um galpão com garoa permanente, a autêntica, 'Chuvisca' (na estrada da viúva no arroio sutil e travessão, da estrada paraíso até o leito do antigo Arroio Duro). As histórias da colonização e do crescimento de Chuvisca se confundem com a própria história do processo migratório e de ocupação da região. Foi no início do século, em torno do ano 1900, que começou a se intensificar a chegada dos primeiros colonizadores. Três grupos raciais constituíram o núcleo populacional e de desenvolvimento da região: os descendentes de alemães, os de origem polonesa e os de origem portuguesa. Foram estes três grupos que promoveram o surgimento dos municípios de Camaquã, Encruzilhada do Sul, Dom Feliciano e, por último Chuvisca. Os primeiros colonos com tradição voltada para agricultura, passaram desde cedo a desenvolver a cultura de subsistência que, expandindo-se, passou a ser fonte de renda familiar. Naquela época não havia monocultura, que hoje se centra no cultivo do fumo, no município. Ao contrário, era diversificada e intensa. A atual área urbana de Chuvisca era, no começo do século, uma espécie de paradouro dos carroceiros; meio caminho de Dom Feliciano e Camaquã. O pequeníssimo povoado era passagem obrigatória dos colonos e do escoamento de produtos cultivados. Com uma topografia peculiar, com florestas naturais cerradas e área com elevações, a região se caracteriza por cerrações e chuvisqueiros o ano todo. Assim, com freqüência, os colonos, ao passagem pela localidade, invariavelmente enfrentavam um grande problema: os atoleiros. Em, 1954, elaborado pelo Sr. Afonso Tworkowski, por ocasião da inauguração do altar da Capela de São José, foi registrada oficialmente a localidade com a denominação de Chuvisca. Gentílico: chuvisquense Formação Administrativa Elevado à categoria de município com a denominação de Chuvisca, pela lei estadual nº 10637, de 28-12-1989, desmembrado de Camaquá. Sede no atual distrito Chuvisca ex­localidade. Instalado em 01-01-1997.

IBGE