História da cidade de Tibau do Sul

Brasão da cidade de Tibau do SulNesta página, você tibauense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Tibau do Sul Rio Grande do Norte - RN Histórico O nome de Tibau do Sul foi dado pelos indígenas e significa entre duas águas, isto porque a povoação se situava entre a Lagoa de Guaraíras e o Oceano Atlântico. Situada na área da famosa Aldeia de São João Batista de Guaraíras, a povoação de Tibau desenvolveu-se a partir da atividade agrícola. Em 1873, conquistou sua primeira escola primária, exclusivamente para alunos masculinos. Trinta e oito anos após ganhar sua primeira escola (1911), a povoação chegou à condição de Distrito, e, em 1953, Tibau foi elevado à categoria de Vila. Através da Lei n° 2.803, Tibau desmembrou-se de Goianinha no dia 3 de abril de 1963. Ao nome original do novo município foi acrescentado a palavra Sul para diferenciar de um outro Tibau, localizado no litoral norte do Estado. Gentílico: tibauense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação Tibau, pela lei estadual nº 960, de 30-11-1953, subordinado ao município de Goianinha. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Tibau, figura no município de Goianinha. Pela lei estadual nº 2315, de 20-12-1958, o distrito de Tibau passou a denominar-se Tibau do Sul. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Tibau do Sul figura no município de Goianinha. Elevado à categoria de município com a denominação de Tibau do Sul, pela lei estadual nº 2863, de 03-04-1963, desmembrado de Goianinha. Sede no atual distrito de Tibau do Sul ex-Tibau. Constituído do distrito sede. Instalado em 13-04-1963. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Alteração toponímica distrital Tibau para Tibau do Sul alterado, pela lei estadual nº 2315, de 20-12-1958.

IBGE