História da cidade de Senador Georgino Avelino

Brasão da cidade de Senador Georgino AvelinoNesta página, você georginense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Senador Georgino Avelino Rio Grande do Norte - RN Histórico Surubajá, nome que significa lugar de muito peixe bagre, era uma comunidade composta de pescadores, localizada de maneira improvisada, próximo a uma praia do litoral sul do Estado. Foi lá que teve início uma povoação que mais tarde transformou-se em cidade. O povoado desenvolveu-se nas imediações da praia de Surubajá e, em meados do século XVII, com a efetiva participação da Missão dos Jesuítas de São João Batista de Guaraíras, o povoamento começou a organizar-se, mas apesar do esforço do seu povo, demorou muito a conquistar sua autonomia política. Até hoje, o município tem vida econômica representada pela agricultura e a pesca. No dia 3 de dezembro de 1963, através da Lei n° 2989, a localidade desmembrou-se de Arez, tornando-se município do Rio Grande do Norte, com o nome de Senador Georgino Avelino em homenagem ao grande homem público norteriograndense. Gentílico: georginense Formação Administrativa Elevado à categoria de município com a denominação de Senador Georgino Avelino, pela lei estadual nº 2989, de 03-12-1963, desmembrado de Arês. Sede no atual distrito de Senador Georgino Avelino ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 21-01-1964. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

IBGE